Vitamina B12 – Conceitos
A vitamina B12, também chamada de cobalamina, não é sintetizada por células humanas. Uma vez que está presente em alimentos e derivados de origem animal como carne, laticínios e ovos, uma dieta balanceada contém quantidades adequadas dessa vitamina, com exceção das dietas veganas que não possuem quantidades suficientes de vitamina B12.
Os nutrientes são importantes para a homeostasia do corpo humano. Neste sentido, assim como vimos para o Ferro, a vitamina B12 possui papel importante na produção de células sanguíneas (hematopoese).
+Regulação do metabolismo do Ferro.
+Ferritina elevada – Ferro normal.
Os precursores das células sanguíneas estão entre as células do corpo mais sensíveis à síntese anormal do DNA provocada pela deficiência de vitamina B12 e ácido fólico.
As duas maiores consequências na hematopoese são:
Alterações megaloblásticas
Elas ocorrem devido à desaceleração do ciclo de divisão nuclear em relação ao ciclo de maturação do citoplasma, isto é o dissicronismo núcleo-citoplasma. Isso pode levar a anemias e/ou outras citopenias. Leucopenia e trombocitopenia são frequentemente leves.
Os achados clássicos encontrados na distensão de sangue periférico são hemácias macrocíticas (ou macrovalócitos) (Figura 01) e neutrófilos hipersegmentados (Figura 02).
Eritropoese ineficaz
Ocorre quando há morte prematura de precursores da eritropoese na medula óssea. Pode haver hipercelularidade da medula óssea e achados laboratoriais de hemólise como:
- Hiperbilirrubinemia indireta;
- Aumento da lactato desidrogenase (LDH);
- Hiperpotassemia (K+);
- Diminuição da haptoglobina;
Caso clínico
Paciente do sexo feminino, decidiu por conta própria fazer dieta restritiva há meses.
Foram solicitados exames hematológicos, bioquímicos, além da dosagem de vitamina B12.
A seguir, discutiremos a correlação dos exames principais que chamaram a atenção do analista clínico.
Exames – Hemograma
A paciente apresentou um hemograma (Figura 03) com alterações na série vermelha, porém com séries branca e plaquetária normais.
O resultado do hemograma mostra que a paciente apresenta anemia (diminuição: no número de hemácias – 2,81 milhões/mm3; a hemoglobina – 9,8 g/dL; hematócrito – 28,4%), macrocítica (aumento do V.C.M. – 100,9 fL), normocrômica (C.H.C.M. normal), com anisocitose (aumento do R.D.W. – 23,6 %).
Na série branca, foram encontrados neutrófilos hipersegmentados que é um achado característico da deficiência de vitamina B12. Esse achado antecede à macrocitose e à anemia.
Exames – Vitamina B12
Ao analisar a dosagem de vitamina B12, observa-se uma deficiência (Figura 04).
O valor dosado foi inferior a 83 pg/mL, estando abaixo do limite de quantificação por quimioluminescência.
Conclusão
Deficiência de nutrientes irá provocar alterações fisiológicas importantes. No caso da hipovitaminose causada pela deficiência da vitamina B12, observa-se alterações importantes nas células sanguíneas como os eritrócitos (anemia macrocítica) e nos neutrófilos (hipersegmentados) como apresentado no caso clínico.
Referências e leitura complementar:
Causes and pathophysiology of vitamin B12 and folate deficiencies. UPTODATE.COM
4 respostas
Muito didático e esclarecedor.
Excelente.
Obrigado pelas colaborações Dr. Queiroz!
Muito importante está conclusão, análises clinicas cada vez mais se destaca no campo do diagnóstico. Pessoas inteligentes e esforçadas com capacidade de revolucionar o conhecimento se destaca mesmo devido a pouca estrutura para auxilia. Parabéns Dr. João Carlos Pita.
Exatamente Avelino. Parabéns pelas colocações!